Integrada no programa InResidence, A Turma recebeu no Porto, em residência artística, a artista grega Dido Gkogkou, que colabora com Dimitris Kalakidis na criação de um projeto de performance visual, entitulado "Monster Effect". Com este projeto, pretendeu-se a criação de um herói baseado em memórias de infância, procurando neste processo o significado da palavra “herói”, qual o seu aspeto, como se movimenta, onde vive e o que representa. Por outro lado, nesta residência, Dido tentou explorar como a criação cenográfica pode fazer parte da paisagem urbana de uma cidade, como o objeto cenográfico interage com o público, conta histórias ou provoca emoções e sentimentos nas pessoas.
"... O fio de lã foi então o material que me deu possibilidade de explorar a imaginação e mostrou-me o caminho desta nova criação. Primeiro, construí uma cabeça. A figura, sem género, falou imediatamente comigo. Do meu ponto de vista, sabia que ela poderia também falar com o público. Neste momento, os materiais que utilizei foram um importante método de pesquisa porque a utilização de diferentes novelos resultou em diferentes atmosferas, imagens e, acima de tudo, movimentos. Eu e o meu colaborador Dimitris apercebemo-nos, através de vários exercícios com a cabeça construída, que esta não era suficiente para contar a história que queríamos e tomamos a decisão de construir um fato inteiro, um corpo, usando a mesma técnica. Transformamos assim a lã em têxtil e o têxtil em figurino. Quando terminamos, após um quase um mês de trabalho, percebemos que este material dava já uma vida independente à nossa personagem. A segunda fase esperava-nos: a performance. Começamos por tentar perceber e ensaiar quais seriam os movimentos elementares desta nova personagem. Queríamos perceber como ela andava, que reações teria, que história os seus movimentos poderiam contar, quais as características que o fato tinha e como as podíamos usar para criar uma narrativa. Nos ensaios, tentamos desde exercícios básicos a coreografias; precisávamos de ter uma ideia do que funcionava antes de sairmos de casa e interagirmos com o público..."
Excerto pela artista
No âmbito da sua residência, Dido realizou um laboratório de criação para artistas, performers, atores, encenadores, qualquer interessado nas artes visuais ou performativas e também aqueles interessados em materiais, design, teatro e performance e que gostassem de explorar como a cenografia e os figurinos podem ser uma das ferramentas principais de narração de um espetáculo teatral.
No final do laboratório, Dido apresentou o projeto desenvolvido durante os dois meses em residência no Porto.

© Dido Gkogkou

© Dido Gkogkou

© A Raposa Branca

© A Raposa Branca

© A Raposa Branca