Dirigido por André Júlio Turquesa, este é um laboratório que visa partilhar e explorar algumas das ferramentas e princípios básicos do processo criativo do autor na composição de música para teatro, guiando os participantes pelas diferentes etapas do mesmo. Dramaturgia, tema, palete de sons, diário de bordo, som diegético, não-diegético e metadiegético, são alguns dos pontos que abordaremos neste laboratório.
Data: 9 de novembro de 2024 (nova data)
Horário: 10h - 13h e 14h - 19h
Público-alvo: profissionais e não profissionais de teatro/música
Custo: 30€
Prazos: inscrições até 5 de novembro
Confirmação da participação: 6 de novembro*
*A inscrição só ficará completa mediante o pagamento da propina.
Dúvidas para o email producao@aturma.pt
André Júlio Turquesa
Vila do Conde, 1987. É ator, cantautor, compositor, músico multi-instrumentista e produtor. Dividiu os seus estudos entre o conservatório, a Orquestra Filarmónica de Póvoa de Varzim e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
Compõe para teatro, cinema, televisão e tem sido co-criador e produtor de diversos projetos musicais. Trabalhou com várias companhias nacionais e internacionais, como é o caso de A Turma, A Oficina, Mala Voadora, Escola de Mulheres, Coração nas Mãos e Visões Úteis. Foi artista residente na Capital Europeia da Cultura 2012, em Guimarães, e compositor e ator na companhia Fraco-Inglesa Footsbarn Travelling Theatre (França), vendo o seu nome destacado pela crítica parisiense, como é o caso das publicações La Croix, Time Out Paris e Des Mots Pour Vous Dire, na peça Le Nit de Coucou. Em 2017 lançou “de turquoise”, o seu primeiro trabalho musical a solo, bem recebido pela crítica nacional e internacional com o seu primeiro EP “Camomila”, arrecadando mais de 50 concertos após o lançamento. Ganhou em 2019 o Apoio à Edição Fonográfica da Fundação GDA para a realização do primeiro LP “Orgônio” com o pseudônimo André Júlio Turquesa, lançado em Março de 2020, considerado pela Blitz como um dos 50 melhores álbuns nacionais. Ainda em 2020 o documentário Undomesticated com música original sua, fez parte da selecção oficial do CAFx - Copenhagen Architecture Festival e esteve em exibição na MAXXI - The National Museum Of XXI Century Arts em Roma. Em 2021 foi um dos 9 artistas europeus selecionados para o Programa Slash da Trempo - Espace d'émergences musicales em França, Dinamarca e Portugal. Em Março de 2024 lançou o seu terceiro álbum de originais “Disco de Reclamações” com o Apoio à Edição Fonográfica da GDA e o Fundo Cultural da SPA. Nos últimos anos tem colaborado como ator e compositor para a companhia de teatro portuense A Turma, em projetos como À Margem, Iria, Pela Água, Alma, Estrada de Terra, A Partida de Mécia, O Salto, entre outros. Em cinema e televisão, colabora como compositor para produtoras como RTP, Arquipélago Filmes, Locument, Infilms, entre outras.
Ciclo de Formações A Turma 15 anos
No ano em que A Turma comemora o seu 15º aniversário, lança um ciclo de laboratórios de criação, dirigidos pelos seus elementos fundadores e colaboradores mais habituais, para transmitir algumas das suas práticas, metodologias e inquietações, nas várias áreas do espetáculo: dramaturgia, interpretação, cenografia, figurinos, luz, vídeo e composição musical.
© Filipe Ferreira